terça-feira, 28 de dezembro de 2010

O tesouro mais precioso - Feliz 2011 !!!

Passei alguns dias procurando uma mensagem que pudesse sintetizar meus votos e sentimentos para os leitores deste blog no Ano Novo. Encontrei-a na essência desta pequena história “O tesouro mais precioso”.
Que em 2011 vocês encontrem dentro do coração, e reconheçam que estão encontrando, para poderem bem valorizar, o mais fino e perfeito Amor, a si e ao próximo.
Feliz 2011 !!!

Gilvan Almeida


O tesouro mais precioso

Uma mulher velha e sábia fazia uma viagem através das montanhas quando, no leito do rio, encontrou uma pedra preciosa. No dia seguinte, continuando seu caminho, deparou-se com um viajante que tinha fome e, para atender o seu pedido de ajuda, a mulher abriu a bolsa para dividir com ele sua comida.
O homem deslumbrou-se com a visão da pedra e pediu à mulher que lhe desse de presente. Sem hesitar, ela lhe entregou a jóia. O viajante se foi, rejubilando-se por sua sorte. O tesouro poderia garantir-lhe segurança para toda a vida.
Mas, alguns dias depois, ele voltou à procura da mulher. Ao encontrá-la, entregou-lhe a pedra, dizendo:
-"Pensei muito e sei bem o valor desta pedra, mas venho devolvê-la. O que quero é algo muito mais precioso. Se for possível, me dê o que está dentro de você e que a fez capaz de me entregar um tesouro como esse."

Fonte: The best of bits & pieces
Livro: Histórias para Aquecer o Coração 2
Autor: Jack Canfield e Mark Victor Hansen
Editora: Sextante
www.metaforas.com.br

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Feliz Natal 2010 !!!


Feliz Natal 2010.
Que o aniversariante seja lembrado, e Dele recebamos a Luz, a Paz e o Amor.
Gilvan Almeida

domingo, 12 de dezembro de 2010

Menos Maquiavel e mais Confúcio como filosofia de governo.


Uma contribuição aos novos governantes do Acre e do país: menos Maquiavel e mais Confúcio como filosofia de governo.

Pouco acredito na possibilidade de ver, um dia, em nosso país, a política partidária caminhar, verdadeira e continuamente, lado a lado com a ética e a justiça, e a serviço da coletividade, conforme, nas origens, a democracia era praticada. A seguir coloco cinco significados da palavra Democracia encontrados no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Você se sente vivendo em um sistema assim? Eu não vejo isso em nosso país:
1. Governo do povo; governo em que o povo exerce a soberania.
2. Sistema político cujas ações atendem aos interesses populares.
3. Governo no qual o povo toma as decisões importantes a respeito das políticas públicas, não de forma ocasional ou circunstancial, mas segundo princípios permanentes de legalidade.
4. Sistema político comprometido com a igualdade ou com a distribuição equitativa de poder entre todos os cidadãos.
5. Governo que acata a vontade da maioria da população, embora respeitando os direitos e a livre expressão das minorias.
Sei que ainda não temos um sistema político melhor que o atual, onde precisamos fazer um esforço muito grande para escolher o candidato menos ruim para votar (ainda bem com honrosas exceções). O descrédito nos políticos é quase total. Poucos deles agüentam “15 minutos” de investigação de suas vidas públicas, e o sistema democrático continua essa farsa, onde o povo faz de conta que elege os seus representantes e estes fazem de conta que representam o povo. Acompanhando as legislaturas fica fácil ver que os verdadeiros “donos do poder” são os financiadores das campanhas da maioria dos parlamentares, reunidos nos conhecidos lobbies – das construtoras; da indústria médica e farmacêutica; dos produtores de bebidas alcoólicas e do tabaco; do agronegócio e de outros setores capitalistas internacionais, e, até mesmo, da cada vez mais próspera “indústria da fé”.
Procuro compreender o que se passa na cabeça do povo e dos políticos, para entender quais são os valores que norteiam o voto do eleitor e a prática política dominante. O povo, cada vez mais, é vítima da ilusão midiática que a publicidade cria para “vender” os candidatos, e, ao mesmo tempo, alguns eleitores aproveitam e vendem seus votos por ínfimas quantias em dinheiro ou por pequenos favores. Os políticos, quase todos desprovidos de qualquer ideologia política, querem se dar bem, enriquecer, e, embora a maioria não tenha cultura para saber, utiliza para isso, alguns dos ensinamentos de Nicolau Maquiavel (1469 -1527), filósofo italiano considerado o fundador do pensamento e da ciência política moderna. Destaco de sua obra prima O Príncipe, três frases que mais percebo na base da prática política brasileira:
- “Poucos vêem o que somos, mas todos vêem o que aparentamos.”
- “São tão simples os homens e obedecem tanto às necessidades presentes, que quem engana encontrará sempre alguém que se deixa enganar.”
- "Os fins justificam os meios."
Proponho, neste post, um recuo no tempo e a observação do pensamento de Confúcio, sábio que viveu na China Antiga, e traçou um modo de viver e governar com base na filosofia, na moral, na ética e no respeito aos deveres e direitos.

Gilvan almeida

Confúcio (550 – 479 antes de Cristo) é provavelmente o maior filósofo da história chinesa, e também um dos filósofos mais estudados na história da humanidade. Sua obra, composta por ensinamentos e interpretações, foi transmitida através de gerações, e vem orientando e influenciando quase todos os aspectos da sociedade chinesa por milhares de anos. (...) Em seus elementos básicos, o pensamento confuciano é um guia para os valores morais e para a conduta social apropriada. Ser justo e de elevado caráter moral era responsabilidade do governante, o que por sua vez capacitaria o povo a seguir seu exemplo.
Confúcio defendia a idéia de reciprocidade e governo responsável. O paradigma do pensamento confuciano é que não deveríamos fazer aos outros aquilo que nos desagrada (Regra de ouro da ética). Com essa idéia veio a defesa do governante benevolente: se o governante ou sábio estiver simplesmente no uso do poder, o povo o seguirá; do contrário, será derrubado.
O confucionismo foi falsamente rotulado como uma religião. Na realidade, configurou-se como um sistema de pensamentos e ritos sociais preocupado com as necessidades da sociedade chinesa e seus relacionamentos sociais. (...) Os ensinamentos de Confúcio eram também considerados perigosos, e governantes temiam que o povo se rebelasse.
(...) Confúcio defendia cinco qualidades básicas: benevolência, probidade, decoro, sabedoria e honestidade. Entre elas, a benevolência era considerada a pedra fundamental, englobando lealdade, piedade filial, tolerância e bondade.
Textos essenciais do pensamento confuciano, registrados e compilados por muitas gerações de discípulos: Os analectos, O grande aprendizado, A doutrina do método e O livro de Mêncio.

Selecionei alguns dos ensinamentos deste grande Mestre, voltados especialmente aos servidores de cargos públicos:

1. Sobre como corrigir erros:
- “Não corrigir o erro que alguém cometeu é errar também.”
- “Nunca receie corrigir erros que cometeu.”
2. Sobre como se portar em sociedade:
- “Um cavalheiro dá ajuda aos necessitados, não aos ricos.”
- “Quem ama pessoas é amado por outras; quem menospreza pessoas é menosprezado por outras.”
3. Sobre governar:
- “Governar é ser justo e probo. Se o governante é justo e honesto, quem não haverá de seguir-lhe o exemplo?”
- “A coisa mais importante em governar é ganhar o apoio do povo.”
- “Aquele que sabe como ser um servidor público obedece à lei e pratica boas ações; o que não sabe como ser um servidor público faz o contrário.”
- “Quem é bom servidor público contrata a graça; quem não o é, contrata o ódio.”
- “Estabeleça um bom exemplo para os subordinados, perdoe os erros menores e promova os talentosos.”
- “Avalie um cavalo ao observá-lo puxar a carroça. Avalie uma pessoa ao observar seu comportamento cotidiano.”
- “Conduza o povo com o maior cuidado, como se conduzisse um cavalo a galope com a rédea rompida.”
- “Quando pessoas íntegras são promovidas e pessoas más dispensadas, o público obedece. Caso contrário, desobedece.”
- “Primeiro torne o povo rico. Depois, educado. Isso é essencial para governar um Estado.”
- O duque Ai perguntou: “O que devo fazer para que o povo me admire? Confúcio respondeu: “Promova os homens corretos e coloque-os acima dos desonestos, e o povo o admirará. Promova os homens desonestos e coloque-os acima dos homens corretos, e o povo não o admirará.”
- Chi K’ang perguntou: “Como se pode inculcar no povo a virtude da referência, de dar o melhor de si e com entusiasmo? O Mestre disse: “Governe-o com dignidade e o povo será reverente; trate-o com bondade e o povo dará o melhor de si; promova os homens bons e eduque os mais atrasados, e o povo ficará tomado de entusiasmo”.
- “Enquanto o cavalheiro acalenta o bom governo, o homem vulgar acalenta sua terra natal. Enquanto o cavalheiro acalenta respeito pela lei, o homem vulgar acalenta um tratamento generoso”.
- “Se as ações de alguém são guiadas pelo lucro, esse alguém provocará muitos ressentimentos”.
- “O cavalheiro entende o que é moral. O homem vulgar entende o que é lucrativo”.
- “Na antiguidade, os homens relutavam em falar. Isso porque consideravam vergonhoso se não conseguissem ser fiéis às suas palavras”.

Fontes:
1. Sobre Confúcio:
- Livro Aprendendo a viver com Confúcio.
Compilado por Kuijie zhou.
- Livro Os analectos.
2. Sobre Maquiavel: internet

sábado, 4 de dezembro de 2010

Medo de viver e o tempo perdido

Gosto de encontrar tempo para filosofar e discutir a existência com alguns poucos amigos e amigas que têm disposição para isso. Somos tão ocupados nesta vida de muito trabalho, corrida cotidiana atrás da sobrevivência e contas a pagar. Algumas vezes lanço “provocações”, via e-mail, para ver o que acontece. Quase sempre colho resultados saborosos de vivências, compreensões e o afloramento de sentimentos bonitos que ampliam os laços de amizade. Como fiz com estas duas amigas, quase quarentonas.

Gilvan almeida

Meninas:

Relendo uma carta que mandei a uma amiga de São Paulo, encontrei este trecho e lembrei de vocês, ao mesmo tempo em que pensava naquele velho ditado: "quem avisa amigo é..." risos: "... o tempo passa mais rápido após os 18 e voa após os 40 anos...." Mas não tenham medo, aos 52 já descobri que existe vida após os 40, que pode ser época especial de mais agudeza na busca da qualidade, em tudo. Tornamo-nos mais exigentes, e com muito mais coragem de dizer o que pensamos, sentimos e queremos. Digo-lhes já: aproveitem mais a vida. Usufruam mais do viver, em todos os sentidos. Mais na frente você compreenderão melhor isto que digo. Não deixem que aconteça com vocês o que aconteceu com a Carolina, de Chico Buarque, já que, para ela: "... o tempo passou na janela, só Carolina não viu..." risos do tio un poco más vivido.. E espero continuarmos ainda por muitas décadas esta nossa amizade tão gostosa, telúrica e sideral ao mesmo tempo.

Uma amiga disse: (...) Quando descobri que queria viver TUDO (bem ao modo sagitariano, avassalador e intenso!!!!! - uma delícia - entrei em crise (também foi bom)). Na época tinha 28 anos, e uma decisão de VIVER, com mais diplomacia, mas viver, dizendo o que sentia, me permitindo "sentir o que sentia" (entendem?). Nessa trajetória medos, culpas, angústias, muita solidão. Mas descobri uma certeza: quero ficar velhinha e sorrir, olhar o tempo e sentir satisfação, e poder dizer: VIVI.
Mas hoje, as coisas estão mais acomodadas dentro de mim, talvez como reflexo de um pouco mais de paz e auto-satisfação, e sou grata pelo que já me construí; gosto mais do que sou em distintos aspectos, e vejo que ainda quero melhorar em muitos outros....
A tal coragem de falar o que PENSO, sob alguns ângulos me assusta, visto que mesmo com esse ingrediente (a coragem), que imagino tê-lo, o desafio é falar, aliás, não só falar, mas saber: quando, a hora, o lugar, o clima e o tom certo de falar (risos). Preciso aprender mais isso, inclusive, aceito auxilio.
Amigos: que venham mais décadas de convívio entre nós. Muito legal vocês se expressando mais, dizendo o que sentem no sentido de nossa amizade; é isso ai o tempo é AGORA.

Outra amiga disse: Tio amado do meu coração! (adorei o tio!), estou numa crise danada quanto a este assunto! Eu já estou com medo!
Putz, parece que os sintomas agem precocemente em mim! (risos). Os cabelos brancos estão chegando com uma satisfação que não estou entendendo! :) Uma sensação estranha da vida estar passando e eu sem saber meu lugar?! (se é que se tem um lugar). Sei não ... tempo de uma consulta para verificação das "emergências espirituais" .

Só hoje consegui ler os e-mails de vocês. Muita coisa boa, cutucadinhas básicas em um dos pontos mais frágeis do Gilvan, ou melhor, de quase todo ser humano: medos...risos. São tantos, né? Medo de mudar, de ser, de ficar, de ir, de ser deixado, de deixar, de morrer, de viver (incrível, mas verdade, medo de viver), de desagradar, de ser abandonado, de incomodar, de confiar e ser traído, de perder o amor das pessoas, de ser humilhado, de passar fome, de demonstrar sentimentos, de chorar em público, de ser criticado, e tantos outros. Quantas pessoas deixam de viver (não vivem, apenas existem, como diz o escritor Oscar Wilde), por medo de sofrer, de perder o objeto de seu amor, de se expor e de ousar. Quanta covardia existencial como pano de fundo da infelicidade e das doenças físicas e psicológicas.
Aliás, o que é mesmo viver? Acredito que cada ser humano tem uma definição própria, de acordo com a idade e o tamanho da busca e dos horizontes. Viver com responsabilidade por seus próprios pensamentos, sentimentos e atos dá muito trabalho e exige coragem, esforço constante, superação de limites. Nem todos querem isso, e, para a maioria, é melhor fugir, “tocar a vida com a barriga”. Dá medo olhar para si e se perguntar: “é esta a vida que eu queria para mim? Estou vivendo o que sonhei?" As respostas, às vezes, são cruéis.