sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Cara, alma e coração

Já acreditei plenamente no ditado popular que diz assim: “Quem vê cara, não vê coração.” Hoje entendo que depende de quem olha, pois há diversas formas de se fazer uma “leitura” do coração e da alma do ser humano, como esta que estou aprendendo dentro da homeopatia: “É a linguagem corporal que revela a verdade. O paciente não a percebe e os sintomas objetivos perceptíveis pelo médico observador atento equivalem à apresentação do homem interior. James Tyler Kent (1849-1916), médico e filósofo homeopata, disse: “...O enfermo real é anterior ao organismo enfermo. (...) vontade e entendimento constituem o homem. Quando vontade e entendimento operam em ordem, temos o homem em saúde. (...) A vontade se expressa na face, seu resultado se enxerta na fisionomia (...) A fisionomia, assim, expressa o coração.””
Também o escritor russo Ivan Turguêniev (1818-1883), em sua obra prima Primeiro Amor, chega a esta mesma conclusão: “(...) não dá para disfarçar (...) o que está na alma está no rosto.”


Gilvan almeida

6 comentários:

Anônimo disse...

é por isso que muitos usam máscara.

j.artur disse...

'Quando vontade e entendimento operam em ordem, temos o homem em saúde.'

no meu caso, ambos, além de não estarem em ordem um com outro, estão completamente em desordem neles mesmos. ainda. :)

Socorro Braga disse...

Gilvan, interessante o posicionamento dos médicos homeopatas James Tyler e Ivan Turguêniev, porque está estampado no rosto e nos olhos das pessoas quando se está triste - passando por algum sofrimento, alegre - de bem com a vida. E os médicos homeopatas tem essa sensibilidade de ver nesse sentido, por isso que gosto muito da homeopatia. Quando se está passando por momentos não legais os remédios ajudam bastante a ficarmos com mais saúde para enfrentar o que vem pela frente e quando a poeira senta ajudam a ter mais equílíbrio, ânimo, coragem e alegria.
Eu sou uma fã e paciente da homeopatia há mais de 13 anos.
Grata,
Um abração

Socorro Braga

Ana Regina disse...

A questão é... sabemos realmente ler as mensagens da alma manifestada no rosto?

Faide Veiga disse...

Gilvan,
Como sempre, amei ... e óbvio concordo plenamente com pensamentos e constatações tão sábias ..."Não dah mesmo pra disfarçar...O que está na alma está no rosto..." mas, viver é mais complexo do que aprender e saber e exercer, certo ? eu por exemplo sei que jah cheguei no degrau em que "vontade e entendimento" operam juntos... aceitação(com entendimento,sem anulação total sobre si) sobre os desígnios da vida são os passos mais formidáveis que tenho dado...mas há coisas, situações, que algumas vezes nos deixam de mãos atadas,nos podam... ainda assim meu entendimento me acolhe e me ensina mais um pouco sobre a ordem das coisas,sobre os propósitos de minha caminhada...e a importância do equilíbrio...E que nem tudo deve ser como queremos... Mas com certeza preciso sim de mais e esse é o alvo de minha viagem ...

bjoo
(:

Faide Veiga disse...

Gilvan,
Li e reli teu post e meu comentário e cada vez que fiz isso questionei mais..."Vontade e entendimento" não existe segredo :D mas ... é complexo :( ...

Boa semana ...
abração ...