domingo, 19 de fevereiro de 2012

Autoconhecimento

Todo ser humano, tenha consciência ou não, queira ou não, é um viajante no tempo à procura de si mesmo, na eterna busca de ser feliz, e esta caminhada necessariamente precisa ser feita em seu interior. Quanto mais ele procura fora, mais se perde, e mais a vida dele torna-se sem significado e sem sentido. Sócrates (470 – 399 a.C.), filósofo ateniense que viveu na Grécia, um dos fundadores da atual Filosofia Ocidental, tinha entre seus ensinamentos o célebre “Conhece-te a ti mesmo”, princípio filosófico que também era orientado aos peregrinos no Oráculo de Delfos (*). E o que vemos no mundo ocidental, hoje em dia: um estímulo total a se buscar tudo fora, o consumismo sendo sinônimo de felicidade, de paz, de amor, nos mais variados tipos de modismos, tudo capitaneado pelo capitalismo, através da criação de bens de consumo em todas as áreas da atividade humana ( saúde, informática, produtos eletrônicos, alimentícios etc). Comprar passou a ser, para muitos, aliviador de stress, de melhora de auto-estima. Além disso vemos todo um culto a olhar a vida do outro, espionar, bisbilhotar, fofocar, criticar e condenar impiedosamente. Não é por acaso o grande sucesso de público das novelas, do big brother Brasil, dos programas de auditório onde, de forma circense, vidas humanas são expostas cruelmente, e quanto maior o “barraco”, melhor, como também os que fofocam sobre as vidas das “celebridades”, auxiliados pelos jornais escritos e internet. Assim olhamos a vida dos outros e esquecemos da nossa, só adiando este fundamental encontro conosco mesmos. Passou o modismo volta a insatisfação, a insegurança, a depressão, o desamor. Poucos se olham com sinceridade, pois é duro mesmo vermos nossas fragilidades e fracassos, o que precisa para realmente encontrarmos a tranqüilidade e uma vida melhor.
Quem sou eu?
De onde vim?
O que faço, ou o que é para eu fazer, aqui neste planeta?
Para onde vou?
Considero estas perguntas o ABC para quem quer aprender a respeito do autoconhecimento, este que é o pilar principal do desenvolvimento do ser humano para diversas filosofias, como também para que cheguemos a um melhor estado de saúde.
Estudando o Eneagrama (**) encontrei e amadureci mais uma pergunta que, a partir de agora, considero também chave para a busca do conhecimento de si: “Qual a minha maneira peculiar de distorcer a realidade?” Já vinha estudando por este prisma, a partir do momento em que passei a entender que cada um percebe a realidade de forma peculiar e única, que simbolizei através de um par de óculos, “construído” em nossa infância e adolescência, com base na criação que nossos pais (ou outros adultos) nos deram e também em nossas predisposições. Por quais óculos eu vejo a vida?, era a pergunta que já vinha me fazendo e que buscava também entender nas pessoas, sendo os óculos as feridas, as dores, a baixa auto-estima, os complexos e traumas, em sua maioria, já que são raros os óculos de alegria, paz, bondade, compreensão, tolerância. Estes óculos contaminam a nossa visão e, conseqüentemente, a interpretação da realidade. Deixamos de ver o real, pois entre o que a coisa é, realmente, e o nosso coração, há todo o conteúdo contido nos óculos, filtrando tendenciosa e inconscientemente, deturpando, escondendo, maximizando ou minimizando afetivamente o significado dos acontecimentos e dos sentimentos. Assim, cada um pensa, sente, age e reage de acordo com esta percepção da realidade, nem sempre correta ou adequada.
Então o que fazer?
Entendo que não dá para tirar os óculos, e que a solução é conhecê-los profundamente, para que assim, entendendo os íntimos mecanismos de funcionamento, possamos limpar e equilibrar todo o conteúdo deles. E, para mim, isso só é possível através do conhecimento de si mesmo.

Gilvan Almeida

(*) Durante mais de 15 séculos, do nascimento ao fim da cultura grega antiga, o Oráculo de Delfos, ou templo de Apolo, serviu como local onde os peregrinos vindos das mais diversas latitudes do mundo helênico consultavam as pitonisas, as sacerdotisas oraculares, para saber qual o seu destino, da sua família ou da sua pátria. Delfos tornou-se um dos lugares sagrados mais venerados pelos gregos, sendo que suas previsões e predições tiveram enorme repercussão nos destinos de reis, de tiranos e de muita outra gente famosa daqueles tempos.
Fonte: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/antiga/2003/08/29/001.htm

(**) Eneagrama (do grego enneas = nove e grammos = pontos) é a denominação da mandala dessa figura (ver no site) que pode ser usada para o estudo dos nove tipos de personalidade presentes na humanidade. Esse estudo tem como base uma antiga tradição de conhecimento oriental que esteve oculta durante séculos, mas que reapareceu no Ocidente em meados do século XX. Seu estudo permite uma rápida ampliação de nossa consciência a respeito do conhecimento de nós mesmos e dos outros, da natureza do ego e de seus vínculos que percebemos na realidade do cotidiano.
Fonte: http://www.eneasat.com.br/eneagrama

4 comentários:

Bonner disse...

Gilvan, parabéns por este post. O eneagrama é realmente uma chave boa para examinarmos o que acontece na nossa vida. Lembro sempre do curso de eneagrama que fiz, tem sido de grande utilidade.

Bonner disse...

Parabéns pelo post. Agradeço o compartilhamento de suas idéias, sempre úteis, já os problemas dos seres humanos, contraditoriamente, apesar de diversos são os mesmos, rs. Também utilizo o eneagrama como uma chave para autoexame de grande utilidade.

Luciana Santa Rita disse...

Querido amigo,

Tudo bem? Desculpe-me não aparecer por aqui, mas estava vendo o mundo sob o ângulo da folia. risos.

Mas, vamos ao seu texto, concordo com o seu ponto de vista, pois é mais fácil procurar a felicidade no mundo externo do que em si mesmo. Afinal, doí, há solidão inicial e nem sempre é fácil enfrentar os fantasmas da alma. Todavia, penso que é como filtro solar e não dá para viver sem ou mesmo água. Não tenho as respostas, mas estou na luta de me compreender e quem saber conviver com a dor e com o que não entendo.

Mudando de assunto, você tem facebook? Participo de um grupo no face só de blogueiros, pessoas inteligentes e que se ajudam, comentando e revelando o que entenderam do texto.

Além da terapia coletiva que fazemos, somos amigos. Gostaria que você entrasse no grupo e pela sua vivência ajudaria e também trocaria conhecimentos. O que vc acha? O meu facebook é Luciana Santa Rita, me adicione, se tiver que coloco vc no grupo em que divulgamos as postagens.

O que vc escreve é sensacional e intenso, merece discussões calorosas como realizamos por lá.

Beijos.

Sua amiga alagoana Lu

Socorro Braga disse...

Gilvan, o eneagrama foi o meu primeiro curso de autoconhecimento que fiz e serviu como ferramenta para a minha vida. Hoje leio e não me vejo mais no tipo que era na época, tenho certeza que se fizer novamente vou me encaixar em outro tipo.O autoconhecimento é o diferencial que faz com que cada um consiga ter controle sob suas emoções.Por isso, é fundamental para desenvolver o amor por si mesma e fortalecer a auto-estima. É muito difícil alguém se conhecer interiormente quando a busca está sempre no externo. Buscam cuidar da pele, mudar o corte do cabelo, comprar roupas, carros, eliminar alguns quilinhos, mas quase sempre esquecem que o caminho deve ser o contrário, de dentro para fora.
Quando uma pessoa está bem com ela mesma você percebe pelo brilho em seu olhar, o sorriso em seu rosto, a paz em seu espírito.
Grata pela postagem!
Um abraço,
Socorro Braga