Observe-se e observe as pessoas ao seu redor e veja que alguns seres humanos são muito parecidos comportamentalmente com alguns animais. Um professor da arte do bem viver me auxiliou a abrir os olhos para enxergar esta relação. Por exemplo, como são as pessoas parecidas com a ostra? A dura carapaça física da ostra reflete-se na rígida carapaça psicológica-emocional que pessoas-ostra assumem em suas personalidades, é só defesa. Externamente elas aparentam ser fortes, seguras, firmes, uma fortaleza, mas internamente são molinhas, suaves, frágeis, inseguras, tímidas, quietas, discretas, sentimentais e têm até uma pérola. Mas tenham muito cuidado, pois a ostra, além da carapaça dura, tem também as bordas afiadas como defesa, e pode cortar o dedo do incauto que for, com ganância ou prepotência, pegar a pérola. Não esqueçamos que ela é defensiva, da sua intimidade, do seu tesouro, mas aqueles que já descobriram seu segredo sabem que, se não for com suavidade e no tempo dela, ela se fecha, e, teimosa como ela é, só abre quando quer. Com qual bicho você se parece?
Gilvan Almeida
Um comentário:
Faide
disse...
Oi Gilvan? É realmente uma bela comparação. Muitos são pessoas-ostra, que se fecham para se proteger de influências externas que possam machucar. As bordas afiadas são somente para os opressores... Mas... nada como a paciência para se entender a delicadeza de uma "ostra" e aceitar a "pérola" que lá existe...
“Se a Pátria não nos quer, criamos outra! Viva o Estado Independente do Acre!” Luis Galvez, jul1899
Editor do blog
Gilvan Rodrigues de Almeida, acreano de Rio Branco, filho de nordestinos, pai de dois filhos - Mariana e Leonardo. Médico, com interesse em esportes, música, filosofia, mente e coração, política, cinema, literatura, espiritualidade e tudo o que possa contribuir para o autoconhecimento, a paz e a união entre as pessoas.
E-mail: gilvan.ac@uol.com.br
Um comentário:
Oi Gilvan?
É realmente uma bela comparação.
Muitos são pessoas-ostra, que
se fecham para se proteger de
influências externas que possam
machucar.
As bordas afiadas são somente
para os opressores...
Mas... nada como a paciência para
se entender a delicadeza de uma
"ostra" e aceitar a "pérola"
que lá existe...
bjo
Faide
Postar um comentário