domingo, 12 de dezembro de 2010

Menos Maquiavel e mais Confúcio como filosofia de governo.


Uma contribuição aos novos governantes do Acre e do país: menos Maquiavel e mais Confúcio como filosofia de governo.

Pouco acredito na possibilidade de ver, um dia, em nosso país, a política partidária caminhar, verdadeira e continuamente, lado a lado com a ética e a justiça, e a serviço da coletividade, conforme, nas origens, a democracia era praticada. A seguir coloco cinco significados da palavra Democracia encontrados no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Você se sente vivendo em um sistema assim? Eu não vejo isso em nosso país:
1. Governo do povo; governo em que o povo exerce a soberania.
2. Sistema político cujas ações atendem aos interesses populares.
3. Governo no qual o povo toma as decisões importantes a respeito das políticas públicas, não de forma ocasional ou circunstancial, mas segundo princípios permanentes de legalidade.
4. Sistema político comprometido com a igualdade ou com a distribuição equitativa de poder entre todos os cidadãos.
5. Governo que acata a vontade da maioria da população, embora respeitando os direitos e a livre expressão das minorias.
Sei que ainda não temos um sistema político melhor que o atual, onde precisamos fazer um esforço muito grande para escolher o candidato menos ruim para votar (ainda bem com honrosas exceções). O descrédito nos políticos é quase total. Poucos deles agüentam “15 minutos” de investigação de suas vidas públicas, e o sistema democrático continua essa farsa, onde o povo faz de conta que elege os seus representantes e estes fazem de conta que representam o povo. Acompanhando as legislaturas fica fácil ver que os verdadeiros “donos do poder” são os financiadores das campanhas da maioria dos parlamentares, reunidos nos conhecidos lobbies – das construtoras; da indústria médica e farmacêutica; dos produtores de bebidas alcoólicas e do tabaco; do agronegócio e de outros setores capitalistas internacionais, e, até mesmo, da cada vez mais próspera “indústria da fé”.
Procuro compreender o que se passa na cabeça do povo e dos políticos, para entender quais são os valores que norteiam o voto do eleitor e a prática política dominante. O povo, cada vez mais, é vítima da ilusão midiática que a publicidade cria para “vender” os candidatos, e, ao mesmo tempo, alguns eleitores aproveitam e vendem seus votos por ínfimas quantias em dinheiro ou por pequenos favores. Os políticos, quase todos desprovidos de qualquer ideologia política, querem se dar bem, enriquecer, e, embora a maioria não tenha cultura para saber, utiliza para isso, alguns dos ensinamentos de Nicolau Maquiavel (1469 -1527), filósofo italiano considerado o fundador do pensamento e da ciência política moderna. Destaco de sua obra prima O Príncipe, três frases que mais percebo na base da prática política brasileira:
- “Poucos vêem o que somos, mas todos vêem o que aparentamos.”
- “São tão simples os homens e obedecem tanto às necessidades presentes, que quem engana encontrará sempre alguém que se deixa enganar.”
- "Os fins justificam os meios."
Proponho, neste post, um recuo no tempo e a observação do pensamento de Confúcio, sábio que viveu na China Antiga, e traçou um modo de viver e governar com base na filosofia, na moral, na ética e no respeito aos deveres e direitos.

Gilvan almeida

Confúcio (550 – 479 antes de Cristo) é provavelmente o maior filósofo da história chinesa, e também um dos filósofos mais estudados na história da humanidade. Sua obra, composta por ensinamentos e interpretações, foi transmitida através de gerações, e vem orientando e influenciando quase todos os aspectos da sociedade chinesa por milhares de anos. (...) Em seus elementos básicos, o pensamento confuciano é um guia para os valores morais e para a conduta social apropriada. Ser justo e de elevado caráter moral era responsabilidade do governante, o que por sua vez capacitaria o povo a seguir seu exemplo.
Confúcio defendia a idéia de reciprocidade e governo responsável. O paradigma do pensamento confuciano é que não deveríamos fazer aos outros aquilo que nos desagrada (Regra de ouro da ética). Com essa idéia veio a defesa do governante benevolente: se o governante ou sábio estiver simplesmente no uso do poder, o povo o seguirá; do contrário, será derrubado.
O confucionismo foi falsamente rotulado como uma religião. Na realidade, configurou-se como um sistema de pensamentos e ritos sociais preocupado com as necessidades da sociedade chinesa e seus relacionamentos sociais. (...) Os ensinamentos de Confúcio eram também considerados perigosos, e governantes temiam que o povo se rebelasse.
(...) Confúcio defendia cinco qualidades básicas: benevolência, probidade, decoro, sabedoria e honestidade. Entre elas, a benevolência era considerada a pedra fundamental, englobando lealdade, piedade filial, tolerância e bondade.
Textos essenciais do pensamento confuciano, registrados e compilados por muitas gerações de discípulos: Os analectos, O grande aprendizado, A doutrina do método e O livro de Mêncio.

Selecionei alguns dos ensinamentos deste grande Mestre, voltados especialmente aos servidores de cargos públicos:

1. Sobre como corrigir erros:
- “Não corrigir o erro que alguém cometeu é errar também.”
- “Nunca receie corrigir erros que cometeu.”
2. Sobre como se portar em sociedade:
- “Um cavalheiro dá ajuda aos necessitados, não aos ricos.”
- “Quem ama pessoas é amado por outras; quem menospreza pessoas é menosprezado por outras.”
3. Sobre governar:
- “Governar é ser justo e probo. Se o governante é justo e honesto, quem não haverá de seguir-lhe o exemplo?”
- “A coisa mais importante em governar é ganhar o apoio do povo.”
- “Aquele que sabe como ser um servidor público obedece à lei e pratica boas ações; o que não sabe como ser um servidor público faz o contrário.”
- “Quem é bom servidor público contrata a graça; quem não o é, contrata o ódio.”
- “Estabeleça um bom exemplo para os subordinados, perdoe os erros menores e promova os talentosos.”
- “Avalie um cavalo ao observá-lo puxar a carroça. Avalie uma pessoa ao observar seu comportamento cotidiano.”
- “Conduza o povo com o maior cuidado, como se conduzisse um cavalo a galope com a rédea rompida.”
- “Quando pessoas íntegras são promovidas e pessoas más dispensadas, o público obedece. Caso contrário, desobedece.”
- “Primeiro torne o povo rico. Depois, educado. Isso é essencial para governar um Estado.”
- O duque Ai perguntou: “O que devo fazer para que o povo me admire? Confúcio respondeu: “Promova os homens corretos e coloque-os acima dos desonestos, e o povo o admirará. Promova os homens desonestos e coloque-os acima dos homens corretos, e o povo não o admirará.”
- Chi K’ang perguntou: “Como se pode inculcar no povo a virtude da referência, de dar o melhor de si e com entusiasmo? O Mestre disse: “Governe-o com dignidade e o povo será reverente; trate-o com bondade e o povo dará o melhor de si; promova os homens bons e eduque os mais atrasados, e o povo ficará tomado de entusiasmo”.
- “Enquanto o cavalheiro acalenta o bom governo, o homem vulgar acalenta sua terra natal. Enquanto o cavalheiro acalenta respeito pela lei, o homem vulgar acalenta um tratamento generoso”.
- “Se as ações de alguém são guiadas pelo lucro, esse alguém provocará muitos ressentimentos”.
- “O cavalheiro entende o que é moral. O homem vulgar entende o que é lucrativo”.
- “Na antiguidade, os homens relutavam em falar. Isso porque consideravam vergonhoso se não conseguissem ser fiéis às suas palavras”.

Fontes:
1. Sobre Confúcio:
- Livro Aprendendo a viver com Confúcio.
Compilado por Kuijie zhou.
- Livro Os analectos.
2. Sobre Maquiavel: internet

Um comentário:

Silmara Luciano disse...

No (e do Governo) aprendi que o óbvio não é óbvio e o que podia ser simples, vai ser complicado. Aquele "lote do condomínio" é só meu e se não for eu que corto a faixa, não vai acontecer e dane-se o povo. Muito é nivelado por baixo. O povo, pro coletivo, democracia??!!
Gilvan, você traz contribuições tão sensatas para esta reflexão que eu vou tomar emprestadas as palavras dos artistas para participar desta conversa:

O Tudo é uma coisa só -
O Teatro Mágico

"Porque eu tinha irmão, tinha irmã, tinha eh...eh...primas,
primos, prima... tudo junto...né?
Tudo assim que nem nóis tá aqui agora..."

Tem hora que a gente se pergunta
Por que é que não se junta tudo numa coisa só?

Boneca, panela, chinelo, carro
O nó que eu desamarro surge pra me dar um nó
Você aparece de repente e coloca em minha frente a dúvida maior
Se tudo que eu preciso se parece,
Por que é que não se junta tudo numa coisa só?

Tem hora que a gente se pergunta
Por que é que não se junta tudo numa coisa só?

Balaio... de domingo eu não saio
De bambu e corda... só se for pra rezar
Luz... no cabelo e nos olhos
No sorriso do justo feito pra iluminar

Cruz... na parede e no púlpito
Nas nossas costas de súbito
Pesadas pra se carregar
Porta... abre e fecha o caminho
O balaio eu carrego sozinho
E ilumino esta cruz com meu jeito de andar... porque...

Tem hora que a gente se pergunta
Por que é que não se junta tudo numa coisa só?

"A gente fica meio... meio desencontrado do que a gente é... né?
... se abusá não dá nem tempo de aprendê as coisa..."

Mãe, primo, pai, avô, padrinho
Zelador, juiz, vizinho
Tio, cunhado, irmão, avó
Família é um assunto complicado
Quem não gosto mora ao lado e o mais velho mora só
Pois traga um colchão aqui pra sala
Por que é que não se junta tudo numa coisa só?

Tem hora que a gente se pergunta
Por que é que não se junta tudo numa coisa só?

Poeta, ouvidor, desenhista, músico, malabarista...
Comediante o que for
Todo mundo procura um lugar, pra poder compartilhar...
Da dor e da alegria
Sarau em Arcoverde só de sexta venho aqui reivindicar
Eu quero isso todo dia
Sarau na Arcoverde só de sexta venho aqui reivindicar
Eu quero isso todo dia

"Para os manos daqui... para os manos de lá!"

Tem hora que a gente se pergunta
Por que é que não se junta tudo numa coisa só?

Católico, evangélico, budista, macumbeiro, corintiano
Espírita ou ateu
Todo mundo busca a paz interna, tâmo aqui pra ser lanterna
Foi assim que Ele escreveu
Palavras e palavras e palavras
E ainda acham que o deus do outro não pode ser meu

Tem horas que a gente se pergunta
Por que é que não se junta tudo numa coisa só?

Quando juntarmos você comigo...
Cordão umbilical e umbigo
A gente vai ser só um
E até lá eu não vou caminhar mais sozinho
O distante será meu vizinho
E o tempo será
A hora que eu quiser!!! Oras!!!

Tem horas que a gente se pergunta
Por que é que não se junta tudo numa coisa só?"

Gilvan, valeu para oxigenar a mente e vamos continuar alimentando a chama da esperança nos nossos corações.

Grande abraço, Silmara.