quinta-feira, 21 de julho de 2011

O sabor da vida

Você é doce? Salgado? Azedo? Amargo? Picante e ácido? Sem sabor? Nunca pensou nisto? Então pense junto comigo: tal qual os alimentos, cada ser humano tem em sua forma de ser um jeito, que comparo a um sabor, que se destaca mais, pois temos todos eles dentro de nós. Uns são mais doces, suaves, amorosos, compreensivos, amigos de todas as horas, adoçam as nossas vidas. Da mesma forma que o sal conserva os alimentos, os salgados são aqueles que conservam e guardam os sentimentos, sejam ruins ou bons, com tendências às mágoas, mas eles quando conseguem equilibrar seus sentimentos, de forma semelhante ao sal, que na dosagem certa dá sabor aos alimentos, eles dão sabor às relações afetivas nas amizades, na família e no trabalho. Os azedos são aqueles enjoados, que em tudo encontram defeitos, criticam, são insatisfeitos, enquanto os amargos são os pessimistas, negativos, rancorosos, sempre esperando o pior com suas previsões desastrosas. Os ácidos e picantes fazem arder, queimar, especialmente com suas palavras e atitudes, colocam fogo no circo, deixando sempre a sua marca por onde passam. As pessoas sem sabor têm dificuldades de expressar seus sentimentos, se omitem por insegurança e baixa auto-estima, ficam em cima do muro, não se dão a conhecer, isoladas em seu mundo, aparecem e somem e quase ninguém percebe suas ausências.
O sabor é a forma que você vê e vive a vida, é como é o seu coração, esse precioso tesouro que temos dentro de nós, em matéria e em espírito, e que precisa ser despertado, valorizado, lapidado, para que brilhe em toda a sua intensidade e permita receber a luz de Deus e refletir sobre os seus semelhantes a paz, a luz e o amor. Qual é o seu sabor?

Gilvan Almeida

2 comentários:

Sanderson Silva de Moura disse...

Olá amigo Gilvan

Como você disse todos temos um pouco de cada sabor.

Jesus falou "Vós sois o sal da terra". Sendo o sal da meneira que você disse, na medida certa.

O sal na medida certa dá o verdadeiro sabor, e sabor surge a palavra sabedoria.

Gostei de seu post pois nos dá uma oportunidade de examinarmos a nós mesmo.

abraços

Sanderson

Fátima Almeida disse...

Acho que sou salgada e picante/ácida nas minhas observações, por isso sinto necessidade de pessoas doces, sinto-me melhor na companhia delas. Além disso, é muito trabalhoso, para mim, encontrar a medida certa, o equilíbrio e me livrar das mágoas. Mas quando isso acontece é como zarpar num barco de vento em popa.