sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Cada um ser como é.

"Eu permito a todos ser como quiserem e a mim como devo ser."
Chico Xavier

Por frases como esta é que Chico Xavier tem um lugar reservado em meu coração. Gosto muito de pessoas que pensam semelhante e procuro me espelhar nelas, buscando aceitar a todos do jeito que são. Sei que é uma luta, pois é tentador criticar, julgar, difamar, condenar, tripudiar em cima da vida alheia. Reconheço a prática da plena aceitação do próximo, que, além de Chico, outros grandes Mestres também praticaram, como passo fundamental para o acolhimento verdadeiro que todo ser humano precisa. O verdadeiro colo do coração. Procuro me colocar no lugar: sinto-me tão bem quando sou aceito, do jeito que sou. Conheço tanta gente infeliz porque não vive o que o seu coração diz, e passa toda uma vida sendo fantoche ou marionete de alguém.
Doeu receber estas palavras de uma amiga: “(...) Tenho tanto medo de ser eu, que finjo ser outra (...)” Pensei tanta coisa, especialmente por conhecer a história dela e vê-la aprisionada, não podendo ser ela mesma, porque alguém não permite. E ela, por motivos que não tenho o direito de julgar, aceita a escravidão e renuncia a liberdade. Assim, há anos, sacrifica-se em vida, como um pássaro com a asa quebrada, presa em gaiola invisível, submetendo-se, humilhando-se, e feito uma condenada sem crime, oferecendo o pescoço diariamente ao algoz.
Às vezes, parece que ouço o pensamento dela, a vagar de dúvida em dúvida, de tristeza em tristeza, questionando-se o que poderia ter sido:
-se tivesse feito o que queria,
-se tivesse vivido como seu coração dizia,
-se tivesse permitido a si mesma, viver a vida que sempre sonhou.
Também consigo perceber seus doces sentimentos de menina frágil, escondidos por trás de máscaras de dureza, que criou como mecanismo de sobrevivência emocional, e aprendeu a vestir diariamente.
E assim o tempo passa, e todo um potencial de vida sendo desperdiçado.
Frente a isso, não consigo deixar de me olhar e examinar até onde eu represento papéis que alguns me exigem, alimentando o processo que faz a humanidade ser “escrava de convenções”, e o quanto que já consigo ser eu mesmo, independente no meu íntimo.


Gilvan Almeida

6 comentários:

Keilah disse...

Grata, Gilvan, pelo seu post. Muito próprio para o momento de passagem de ano. É uma reflexão importante para todas as fases de nossa vida, pois há sempre tempo para mudanças e correções de rumo.
Feliz 2012!
Keilah Diniz

Fátima Almeida disse...

Ela não tem força para voar. Tudo isso é como aquela mensagem das fogueiras..provavelmente um dia ela terá forças, a eternidade está aí mesmo e as coisas só acontecem quando precisam acontecer...

Anônimo disse...

"Quem não encontra a felicidade em si mesmo, é inútil procurá-la em outro lado." (François La Rochefoucauld)

Socorro Dagnoni

Socorro Braga disse...

Quanto mais vc se conhece, mais vc deixa de usar às máscaras, porque adquire mais confiança em si próprio.
Feliz 2012!
Socorro Braga

Luciana Santa Rita disse...

Gilvan,

A dor e a delícia de ser o que se deseja ser, sempre!

Lu

Faide Veiga disse...

Em meu coração também rs ...
"Eu permito a todos ser como quiserem e a mim como devo ser." É minha visão de vida, um princípio que não abro mão,é real e tem me acompanhado na caminhada ... Gilvan ao ler esse post pensei como seria legal 'conversá-lo' com você rs ...mas lê-lo já me agradou bastante.Como citou:"Gosto muito de pessoas que pensam semelhante e procuro me espelhar nelas, buscando aceitar a todos do jeito que são ..." Enfim, o que é a vida senão vivê-la em toda a sua essência ... sendo você mesmo(a)! aceitando e amando o outro do jeito que é ... aceitando a vida como ela é ... !

bjoo pra vocêe!