quarta-feira, 9 de julho de 2008

Cura filosófica da vida

Todo ser humano, mesmo sem saber, tem uma filosofia de vida, que é o que dá o sentido à existência, o que norteia os pensamentos, os sentimentos, as palavras e as ações, as buscas pessoais, as aspirações mais íntimas. É o que dá força e luz ao cotidiano, fundamentos essenciais para se viver bem. Encontro muita gente doente da existência, a quem não adianta só os medicamentos, é preciso também auxiliá-las a conhecer-se e a resolver os próprios conflitos. Para um bom começo nesta “terapia filosófica”, é importante saber: Qual o sentido da minha vida? Qual a minha razão de viver? Tenho a sensação de ter desperdiçado minha vida? O que acertei? O que errei? O que é ser feliz? Sou feliz? Se fosse possível recomeçar, o que mudaria? O que manteria? O que aprendi com os erros? E com os acertos? Foi eu que escolhi minhas metas? Ou escolheram para mim? Confronto-me com as questões traumáticas da minha vida? Quais são elas mesmo? Que mecanismos de fuga uso para não encará-las? Existe realidade dentro das minhas preocupações? Quanto que dramatizo a minha vida, exagerando emocionalmente e transformando copo d’água em tempestade? O que me causa, como expresso e como resolvo as ansiedades e as angústias? O que me impede de desenvolver plenamente minha capacidade de amar? Mãos à obra e sebo nas canelas que ainda dá tempo de vencer.

Um comentário:

Anônimo disse...

Com certeza a filosofia é "A arte do bem viver,"e sentimos essa verdade quando vivemos de acordo com nossa própia filosofia de vida.Mas dada a instabilidade natural de nossas emoções,costumes,opiniões e etc.pode acontecer que a lógica não funcione ou exista,pelo menos em certos momentos e sentimos que não podemos agrupar e harmonizar sob uma mesma luz todos nossos atos e questionamentos,pois estes se contradizem a tal ponto que não parecem provir só da gente.Mas devemos sim buscar compreender os fatos que nos envolvem e a realidade em que estamos imersos,saber o que queremos e como situar-nos diante do mundo físico,humano e de tudo quanto se oferece à nossa experiência.Gilvan,ótima análise terapêutica e proposta a um maior conhecimento,orientação e mudança pessoal.Bom contar com você.Abs>Faide