quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Grandes pensadores I – Pietro Ubaldi


Ainda tenho pouco conhecimento a respeito da obra do pensador e filósofo Pietro Ubaldi, mas já o admiro pelo pouco que conheço, por isto coloco este pequeno e profundo texto dele, para dar um estímulo aos leitores do blog, para que busquem conhecê-lo.
Gilvan Almeida

Julgar o Próximo
“Cada um julga com os elementos que possui. Quanto mais somos ignorantes, menos elementos possuímos, e quanto menos elementos possuímos, mais rápidas e absolutas são nossas conclusões. Ao contrário, quem possui mais conhecimento e, com isso, mais elementos para julgar, não chega a conclusões simplistas, rápidas e absolutas. Logo, quem mais se aproxima da verdade é quem julga lentamente, sem absolutismo, mas com profundidade. Então, quem julga, lançando seu julgamento sobre os outros, em última análise julga a si mesmo, e com seu julgamento, se revela. Pelo fato de não poder julgar senão conforme seu tipo de pensamento e natureza, com o seu julgamento são descobertos seu pensamento e sua natureza. A melhor maneira de se chegar a conhecer uma pessoa é a de observar os seus julgamentos a respeito dos outros. Quando alguém cai na ilusão de supor que, julgando os outros, está assim pondo-os a descoberto e colocando-se acima deles, na realidade, apenas se está submetendo a julgamento, descobrindo-se e mostrando a todos seus próprios defeitos.”
(Pietro Ubaldi – A Lei de Deus)

Pietro Ubaldi (Foligno/Itália, 18 de agosto de 1886 - São Vicente/Brasil, 29 de fevereiro de 1972), foi um filósofo e pensador espiritualista italiano.
Formado em Direito e Música, falava fluentemente inglês, francês, alemão, espanhol e português, além de conhecer também o latim e o grego. Dedicou boa parte da vida ao estudo da Filosofia da Religião, o que o levou a escrever diversas obras sobre o tema, num viés espírita e universalista.
A obra consta de vinte e quatro livros, metade dos quais escritos na Itália e a outra metade no Brasil. O livro "A Grande Síntese" é tido como uma das principais obras, versando sobre uma proposta de compreensão unificada entre as formas de conhecimento humano.
Fonte: Wikipédia

Conheça mais sobre a vida e a obra deste pensador no site

http://pietroubaldi.org/

2 comentários:

Anônimo disse...

Gilvan, conhecia somente "A Grande Síntese", mas há muito esquecida por mim,então segui sua dica e fui novamente ao encontro de Pietro Ubaldi.
E meu comentário sobre ele,ou melhor,um pouco dele, é que ao ler e analisar,ou pelo menos tentar(analisar),alguns pensamentos contidos em suas obras,constatei a magnitude dos mesmos e senti que para ele a maturidade espiritual é imprescindível para que a vida seja plena.
Ótimo post.
Abço.
Faide.

Sandra Neves disse...

Gilvan, adorei mesmo o seu blog. Aqui em BH fazemos estudos semanais das obras de Ubaldi, com 2workshops anuais que acontecem no auditório do CEFET-MG.
Quando puder vir no evento, ficaremos honrados. Um abraço,
Sandra Neves sandraneves.bh@gmail.com