sábado, 9 de maio de 2009

Memórias sentimentais

Tenho muitas pastas de papelão, cheias de documentos, fotos, cartões de antigos natais e aniversários, textos, frases e tudo o que leio e considero bonito, memórias que me fazem bem aos olhos e ao coração.
De tempos em tempos abro-as, uma a uma, sem algo específico a procurar, somente pelo prazer de encontrar algo que me faça bem e relembre amigos, acontecimentos familiares, às vezes até mesmo algumas dores, e as muitas alegrias já vividas.
Minha mãe tinha caixas, dessas de sapato, lindamente forradas com papéis estrelados e floridos, onde guardava também as suas lembranças, especialmente as que lhe diziam mais ao coração: fotos dos filhos e netos.
Poucos dias após a sua trágica morte em abril de 2003 (até hoje não descobrimos quem a atropelou de bicicleta, no parque da maternidade), minha irmã e meu pai estavam organizando as roupas, as bonecas (ela tinha muitas), os sapatos e outros objetos dela, para doarmos, quando encontraram uma caixa, forrada com um papel de cor azul e estrelas prateadas. Entregaram-me e eu abri, com um sentimento de profunda tristeza e saudade, e a sensação de estar entrando no universo sentimental dela, que há tão pouco tempo estava ali, com ela, ao nosso lado, e naquele momento era só o vazio e a dor.
Um pequeno livro me chamou a atenção. Peguei-o e encontrei na primeira página, escrita com a letra dela, a seguinte poesia:

Quando
Autora: Célia R. Steffens

Quando a saudade chegar,
Quando você sentir sua dor,
Lembre-se que eu estarei sentindo o mesmo.

Quando pensar em mim,
Num instante de solidão,
Lembre-se que de você,
Eu não esqueço por um segundo.

Quando sonhar comigo,
Ao acordar não esqueça,
Que você
É a minha realidade

Quando olhar triste para o mar,
Vendo o sol descer no horizonte,
Lembre-se que também estou aqui,
Vendo o sol se por.

Quando a chuva cair,
Num dia cinzento,
Não esqueça que estarei imaginando,
Você naquele instante.

Quando sentir frio ou medo
De uma tempestade,
Lembre-se que você é minha segurança,
Mesmo estando distante.

Quando sentir falta de meus carinhos,
Quando precisar do meu abraço,
Lembre-se que estarei esperando,
Porque eu também preciso de você.
30.09.1990

Tanto foi o choro que quase não consegui concluir a leitura, imaginando o que a teria impulsionado a copiar uma poesia que, de forma quase profética, descrevia o que estaríamos vivendo 13 anos depois. Meu sentimento foi de ela estar, de um outro plano, me dizendo, naquele momento, palavras de carinho, conforto e conformação.

Gilvan Almeida

5 comentários:

Olivia Maia disse...

Gilvan,
Que bela postagem. Que belo poema...que sintonia fina. Me emocionei muito. Abraços fraternos

Faide disse...

Gilvan,essas "pastas e caixinhas" em que guardamos nossas lembranças são uns de nossos verdadeiros tesouros pessoais e como nos fazem bem.....mesmo trazendo à tona de tempos em tempos algumas lembranças que deixam nosso coração tão apertado como se uma "grande mão" o estivesse comprimindo.Mas é isso,precisamos lembrar,entender e finalmente aceitar que não estamos aqui somente para sorrir ou para ganhar,mas sim para fazermos o melhor que pudermos por nós mesmos e pelos amados a quem Deus nos confiou a missão nessa jornada.O seu amor por nós é imenso e vemos isso no seu agir,como essa linda mensagem encontrada por você em forma de poesia.
Amei o seu compartilhar conosco, sentimentos tão especiais e momentos que exigiram muita força,fé e amor,na sua vida e na de sua amada família."Todos terão atribulações,mas elas não permanecerão aos que buscarem socorro no Pai."
Bjo,
Faide.

Anônimo disse...

Querido menino, sinto-me feliz por poder participar deste momento de sua vida.Entendo que isso só engrandece sua alma e te gratifica de alguma forma. Tenho também essa sintonia fina com minha mãe que também já desencarnou, sinto muita saudade dela e as vezes a saudade é tão grande que tenho a impressão que ela esta alí comigo naquele momento, me confortando. Beijo no coração. Alair.

Luciana Santa Rita disse...

Meu amigo,

Fiquei emocionada com o texto. Acredito também que você teve uma resposta e sinta-se abençoado em qualquer direção. Que o seu dia seja confortado com um carinho de várias mães que o tem como um anjo precioso.

Beijos.

Lu

Anônimo disse...

Gilvan,
Me emocinei com esse fato. Pura intuição.. de sua mãe.Tudo muitoprofundo. Só a alma é capaz de compreender.
marilyn