quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Fome

A notícia abaixo teve o poder de me fazer refletir a respeito da vida neste planeta, que para uns (minoria) é um paraíso e, para outros (maioria), é o próprio inferno. Não é fácil constatar e ver que podemos fazer tão pouco para modificar a estrutura social, política e econômica mundial, sistema em que “é normal” seres humanos lucrarem com a fome, a doença, a droga, a guerra, o analfabetismo, o desemprego, e outros tipos de escravidão humana. Esta foto ao lado causa um impacto e mexe com minha condição humana, pois é doloroso ver alguém com fome e, pior ainda, uma criança morrer de fome. Traduzo a imagem como "a fome matando a esperança e a morte, pacientemente, à espreita, aguardando o desfecho".

Gilvan Almeida

Número de famintos no mundo passa de 1 bilhão em 2009, diz ONU

Da Reuters, em Roma

Uma combinação da crise alimentar e da desaceleração econômica global fez com que mais de 1 bilhão de pessoas passasse fome em 2009, informaram agências da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quarta-feira, confirmando a perspectiva pessimista divulgada neste ano.
A Organização para a Agricultura e Alimentos (FAO, na sigla em inglês) e o Programa Mundial para a Alimentação (WFP, na sigla em inglês) disseram que 1,02 bilhão de pessoas --cerca de 100 milhões a mais do que no ano passado-- estão subnutridas em 2009, maior número em décadas."A alta no número de pessoas famintas é intolerável", disse o diretor-geral da FAO, Jacques Diouf, durante a divulgação do relatório anual sobre a fome no mundo."Temos os meios econômicos e técnicos para fazer a fome desaparecer, o que está faltando é uma vontade política mais forte para erradicar a fome para sempre", disse.O aumento no número de famintos não é resultado de problemas na produção agrícola, mas sim dos altos preços dos alimentos --particularmente em países em desenvolvimento-- menor renda e perda de empregos.Mesmo antes da recente crise alimentar e da recessão econômica, o número de desnutridos cresceu constantemente por uma década, revertendo o progresso obtido na década de 1980 e no início da década de 1990.
No ano passado o WFP elevou para 5 bilhões de dólares o montante necessário para alimentar os pobres, num momento em que os preços dos alimentos entre 2006 e 2008 geraram protestos violentos em alguns países.
Até o momento, neste ano, a entidade recebeu 2,9 bilhões de dólares e reduziu a ração de alimentos e suas operações em lugares como Quênia e Bangladesh.
Países africanos lideram Índice Global da Fome
Os países africanos continuam à frente no Índice Global da Fome 2009 apresentado hoje, em Berlim, pela alemã Welthungerhilfe e pelo Instituto Internacional de Pesquisa sobre Políticas Alimentares (IFPRI, em inglês), que destaca que as mulheres são as que mais sofrem com a desnutrição e a pobreza.
Leia mais: http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2009/10/14/ult1766u33709.jhtm

(Reportagem de Silvia Aloisi)

Um comentário:

Faide disse...

FOME: Um problema sem solução? um sonho impossível? a grande miséria humana dos famintos e dos satisfeitos?
São criadas ONGs,entidades,movimentos sociais,ano após ano discute-se o que fazer e nada é concretizado dentro de uma realidade.Os líderes que poderiam salvar quem está de barriga vazia,salvam sim quem está de barriga cheia,como os bancos e investidores e por uma quantia muito maior de dólares.
E os que se importam e sofrem de longe como se estivessem perto não podem suprir essa necessidade básica e essencial ao ser humano.
È lamentável.....
Gilvan,
abço
Faide.