sexta-feira, 28 de maio de 2010

Depende da dose

“Uma californiana morreu depois de participar de um concurso promovido por uma rádio que premiava com um console de videogames Wii, da Nintendo, a pessoa que tomasse mais água sem urinar. Jennifer Strange, 28 anos de idade e mãe de três filhos, morreu na sexta-feira (12) depois de beber mais de dois litros de água no concurso "Hold your Wee for a Wii" (jogo de palavras que em português poderia ser traduzido como "segure seu xixi por um Wii"), organizado pela rádio KDND 107.9 de Sacramento, Califórnia. Segundo o Instituto Médico Legal, os resultados iniciais revelaram que a morte de Strange é "consistente com intoxicação por água". Isso pode ocorrer quando se altera o equilíbrio normal de eletrólitos no corpo por causa de uma rápida ingestão do líquido, que pode causar inchaço cerebral, derrames, coma e a morte.De acordo com as regras do concurso, os participantes receberam oito garrafas de água (de 225 ml) para tomar em intervalos de 15 minutos. Strange se queixou de dores de cabeça a seus colegas horas depois de participar da competição e foi para casa mais cedo. Horas depois, foi encontrada morta.”

Lendo essa notícia em 16/01/2007-Technocientista.info, veio em minha mente o grande sábio Paracelso, pseudônimo de Phillipus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim, nascido em 17 de dezembro de 1493, em Einsiedeln, Suíça, e falecido em 24 de setembro de 1541, em Salzburg, Áustria. Ele foi um famoso médico, alquimista, físico e astrólogo, e também o pioneiro do uso de produtos químicos e de minerais na Medicina. Paracelso lançou uma das bases da Química Moderna e, portanto, da farmacologia e do progresso da ciência médica, como também é considerado o “Pai da Toxicologia Moderna”.
Em sua sabedoria, Paracelso dizia: "Tudo é veneno e nada é veneno, vai depender da dose", e também, em outras palavras: “Todas as substâncias são tóxicas. A dose correta é que diferencia um veneno de um remédio.”
Observo que podemos transcender a aplicação do conceito que Paracelso dá para as substâncias materiais e pensar também que carências ou excessos em determinadas áreas da vida do ser humano, tais como, pensamentos, sentimentos, emoções, sensibilidades e até mesmo o espiritual e o religioso, também podem ser potencialmente venenosos e tóxicos, dependendo da quantidade que se utilize.
Quantas pessoas vivem e adoecem por estarem constantemente imersas em preocupações, mágoas, rancores, ódios, vinganças, sectarismos religiosos, comilanças, ciúmes. Até mesmo a superproteção dos pais com os filhos pode ter efeitos altamente danosos na formação psicológica e emocional deles. Daí a necessidade de aprendermos a tudo dosar, especialmente palavras, amor, atitudes, intensidade afetiva que damos aos acontecimentos.
Alguns séculos depois, os poetas Cristóvão Bastos e Aldir Blanc, dizem, agora sob a forma de poesia, na letra da música Suave veneno, o mesmo que Paracelso descobriu: "...Suave veneno que pode curar ou matar...”

Gilvan Almeida

P.S.: Dados históricos sobre Paracelso copiados da Wikipédia, a enciclopédia livre.

5 comentários:

C@uros@ disse...

Meu caro Silvan, belo texto, nos envenenamos tanto nesse vida de meu Deus.

bom final de semana,

forte abraço

C@urosa

Concita Maia disse...

Grata pela oportunidade de reflexão!
Beijo e afeto,
Concita

Concita Maia disse...

Grata pela oportunidade de reflexão!
Beijo e afeto,
Concita

Anônimo disse...

Prezado amigo Gil, que bom essas gotas de Luz pra nos livrar de tanto engano nesse mundo de meu Deus!
Ainda há quem pense que a água jamais pode fazer mal...
Grata pela partilha.
Saudadocê!
Beijo,
Maria

Faide disse...

Gilvan,
Acredito que, quando estamos mergulhados em algumas certezas e convicções não saudáveis,presos a
ações e pensamentos pouco flexíveis e condicionados a certos aspectos de nossa natureza,não conseguimos analisar o quanto nossas palavras e ações podem estar
equivocadas e mal dosadas.
Então somente com muito esforço,determinação e empenho,pessoal e conjunto, aprenderemos qual a dose correta de tudo que estiver incorreto(ou na dose errada) em nossa vida.
Grata por contar com você.

Bjo
Faide