quarta-feira, 9 de junho de 2010

O que o seu médico não sabe sobre medicina nutricional pode estar matando você.

A leitura deste livro foi fundamental para me fazer compreender melhor a importância da nutrição na saúde do ser humano. A Faculdade de Medicina pouco me ensinou sobre o papel da alimentação e da nutrição na manutenção da saúde e na prevenção de doenças. O que vimos foram apenas dietas para determinadas doenças.
Da mesma forma que o ser humano é o que pensa e o que sente, e sua saúde depende do equilíbrio do pensamento e do sentimento, também é o que come.
Hipócrates, o pai da Medicina Ocidental, na Grécia Antiga, há 2.500 anos, já dizia: “Que o teu alimento seja o teu remédio e que teu remédio seja o teu alimento.”, mas a Medicina Ocidental “esqueceu” esta grande lição.
Historicamente o padrão de doenças da humanidade teve uma alteração importante desde que os alimentos passaram a ser industrializados e refinados. No período em que a alimentação era basicamente natural e integral, e produzida sem agrotóxicos, as doenças mais comuns eram decorrentes da falta de saneamento básico e das epidemias de doenças infecto-contagiosas. A partir do refinamento dos cereais, especialmente o trigo e o arroz, da invenção e aplicação em massa de aditivos e conservantes químicos, e do aumento do consumo do açúcar, laticínios e gorduras, doenças que antes eram raras ganharam destaque na patologia humana, e hoje assumem papéis de verdadeiras epidemias: diabetes, arteriosclerose, doenças cardiovasculares, derrames cerebrais, cânceres, obesidade, osteoporose, alergias alimentares, patologias digestivas e tantas outras.
É um livro que indico para médicos e pacientes. A seguir uma resenha sobre ele.

Gilvan Almeida


O que o seu médico não sabe sobre medicina nutricional pode estar matando você.

Autor: Ray D. Strand

Revolucionário, o livro escrito pelo médico Dr. Ray Strand apresenta medidas simples que você pode adotar para proteger sua saúde, tanto no presente como no futuro – e até reverter males e enfermidades que porventura já existam. Segundo o autor, o livro, baseado em estudos de evidências científicas, tem como propósito educar. "Assim, ninguém deve usar as informações nele contidas para autodiagnósticos e tratamentos, nem como justificativa para aceitar ou rejeitar qualquer terapia médica para quaisquer doenças ou problemas de saúde", alerta o autor. Baseando-se em pesquisas extensivas, extraídas de mais de 1.300 estudos clínicos, Ray D. Strand esclarece o papel crítico que a medicina nutricional desempenha em retardar o processo de envelhecimento e em recuperar a saúde, mesmo após a devastação provocada por enfermidades como diabetes, câncer, doenças do coração, fadiga crônica, esclerose múltipla e muitas outras."O Que Seu Médico Não Sabe sobre Medicina Nutricional Pode Estar Matando Você" vai ensinar:

• Por que as doses diárias de nutrientes-chaves recomendadas não preparam as defesas naturais de seu corpo para protegê-lo de doenças e quais as quantidades de que você realmente precisa;

• Como o oxigênio e seus derivados podem causar estragos em seu corpo e o que você deve fazer para reparar o dano;

• Por que o nível de seu colesterol NÃO é o segredo para protegê-lo de doenças do coração;


(...) Dividido em três partes, Antes de Começar; Vencendo a Guerra Interior e Medicina Nutricional, "O Que Seu Médico Não Sabe sobre Medicina Nutricional Pode Estar Matando Você" revela, ainda, como é possível colher os benefícios de descobertas de ponta na Nutrologia; como usar medicamentos como último recurso, e não como primeira opção; o que as evidências médicas realmente indicam sobre as causas do câncer, do diabetes, da artrite, do mal de Alzheimer, da fibromialgia e de muitas outras, além de ensinar qual a melhor estratégia contra o envelhecimento e como se proteger do lado negro do oxigênio.

(...) O livro conta com a revisão técnica do Dr. Jairo Roberto Neubauer Pereira, médico graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Cardiologista com título reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e pós-graduando da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Além disso ele é médico pesquisador da Unidade Clínica de Dislipidemias do Instituto do Coração HC – FMUSP.


Sobre o autor:

Ray D. Strand, M. D., graduou-se na Faculdade de Medicina da Universidade do Colorado e concluiu sua residência médica no Mercy Hospital, em San Diego, Califórnia. Há trinta anos ele vem trabalhando ativamente no atendimento médico familiar, e há sete anos vem concentrando sua prática médica na medicina nutricional, tendo feito palestras internacionais sobre o tema nos Estados Unidos, no Canadá, Austrália,Inglaterra, Holanda e Nova Zelândia.

2 comentários:

Faide disse...

Gilvan,
Li uns trechos do livro,muito bom e gostoso de ler.Vou comprá-lo.
É mesmo uma pena a medicina convencional não ser voltada exatamente para a promoção,proteção e recuperação da saúde e sim focalizada nas doenças sem sequer questionar suas bases reais.Visa-se primeiramente os interesses pessoais e financeiros.E muitos médicos não se dão conta de como poderiam ajudar ao outro e a si mesmos se não se deixassem manipular,deixando o descaso se apropiar de tantas vidas...

bjo
Faide

Eliana Mara disse...

Olá Gilvan, por favor estou necessitando de um favor , sou enfermeira e vou participar da seleção para especialização em saúde mental na UFAC, dentro das referências bibliográficas recomendadas esta a sua monografia de especialização intitulada "Representações sociais sobre a loucura". Estive na biblioteca da Ufac e não consegui encontrar para eu ler, por favor teria como voce me disponibilizar este material por email.
eliananapoli@hotmail.com

Te agradeço e aguardo resposta
Atenciosamente,
Eliana Mara