sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

"Abre-te Sésamo": desvendando mistérios da infância

Em minha infância, ao ouvir a estória de Ali Babá e os 40 ladrões, lembro de ter me perguntado muitas vezes qual era o "mecanismo de ação" das palavras "Abre-te Sésamo", pelo qual a porta da caverna cheia de tesouros se abria. Por que a porta se abria após as palavras serem ditas??? Esse era o grande mistério da estória que eu queria descobrir. Não encontrei a resposta.
Hoje encontrei esta simbologia que deu uma clareada.
Compartilho com vocês.

Gilvan Almeida

SÉSAMO: O sésamo é um fortificante tradicional chinês. Seus grãos fazem alcançar a longevidade. Esta palavra, Sésamo, ficou associada a uma fórmula mágica, a de “Abre-te Sésamo”, que Ali Babá pronunciava para abrir a porta da caverna misteriosa, na qual 40 ladrões guardavam as suas riquezas.(...) Do ponto de vista psicológico, o “abre-te sésamo” também tem a sua significação diante de todas as portas fechadas que são os seres, uns para os outros; basta uma pequena palavra mágica para que se abram, não só o coração, mas os caminhos secretos do inconsciente. O “Abre-te Sésamo” é o grito do chamado lançado à riqueza encerrada na caverna, seja este o grão nutritivo e fecundador, o cofre das riquezas materiais, o refúgio da revelação espiritual ou o labirinto do inconsciente.

Fonte: Dicionário de Símbolos - Jean Chevalier e Alain Gheerbrant

3 comentários:

Nostradamus França disse...

Essas estórias inclusive essa do Ali Baba sempre me chamou atenção, realmente qual era o segredo prá abrir a caverna. Sua postagem acrescentou novos pensamentos.
Aguardo algo sobre as mil e uma noites.

N***

JACKIE PINHEIRO disse...

Boas histórias para crianças não são escritas à toa. Elas são repletas de simbologia, valores sociais ou humanos e de estruturas que fazem parte do nosso inconsciente. Mas essa história sempre me foi misteriosa, gostei do post. 40 anos depois, eis que encontro uma luz no fundo da caverna de Ali Babá. Uma que já traz a mensagem explícita é a do Pinóquio.

Faide Veiga disse...

Gilvan,
muito bom esse partilhar ...amo receber presentes assim ... mesmo sem intenção ...rs
A significação do ponto de vista psicológico é bem interessante ...
Vou sempre lembrar disso ... o que parece tão complexo...pode ser tão simples ...

bjo
;)