segunda-feira, 7 de março de 2011

Charges


Reminiscências

Gosto de charges e admiro alguns chargistas, pela inteligência, poder de síntese e visão crítica do que acontece na sociedade brasileira.

Gilvan Almeida

Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas. A palavra é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco. Muito utilizadas em críticas políticas no Brasil. Apesar de ser confundido com cartoon (ou cartum), que é uma palavra de origem inglesa, é considerado como algo totalmente diferente, pois ao contrário da charge, que sempre é uma crítica contundente, o cartoon retrata situações mais corriqueiras do dia-a-dia da sociedade. Mais do que um simples desenho, a charge é uma crítica político-social onde o artista expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas através do humor e da sátira. Para entender uma charge, não é preciso ser necessariamente uma pessoa culta, basta estar por dentro do que acontece ao seu redor. A charge tem um alcance maior do que um editorial, por exemplo, por isso a charge, como desenho crítico, é temida pelos poderosos. Não é à toa que quando se estabelece censura em algum país, a charge é o primeiro alvo dos censores.

Fonte: Wikipédia

Um comentário:

Faide disse...

Gilvan,
Ótimo post...e informativo...tbm me amarro em charges...a visão crítica dos chargistas é realmente demais,se não se pode agir sobre o fato vamos rir dele...e de seus feitores...
Mesmo em se tratando de assuntos mais delicados sempre há o lado cômico da coisa...tipo um válvula de escape! rs
Amei os que postou :)

bjo