sábado, 14 de janeiro de 2012

Amizade verdadeira

Quanto mais o tempo passa, mais vejo a importância dos amigos em nossa vida e, ao mesmo tempo, como são raros os amigos verdadeiros. Estou aprendendo a ver isso sem amargura, buscando compreender e aceitar as limitações de cada ser humano, a começar pelas minhas. A maioria é mesmo, e somente, colega de caminhada, e alguns somente em momentos em que as coisas estão claras e favoráveis. Fez-se uma sombrinha, algo ruim aconteceu, somem. Incrível, esta percepção de que na escuridão da dor e do sofrimento é que podemos enxergar melhor aqueles com quem podemos contar, o que considero verdadeiros amigos. Mas isso não é motivo para desacreditar no valor da amizade, só não é tão fácil encontrar, muito menos um milhão de amigos, como canta Roberto Carlos. A peneira do tempo, movimentada pelas mãos da realidade me faz hoje, ver que não sei dizer se tenho 10 amigos verdadeiros, sendo bem otimista. E, o que considero positivo, é que estou sofrendo bem menos por esta constatação, com menos amargura e pessimismo, e sem me tornar indiferente ou descrente. Continuo com os mesmos princípios que tinha, de ser um amigo de qualidade de quem quiser. Menos ingênuo agora, talvez, após algumas pauladas da vida, mas bem mais de acordo com o objetivo de ser “...um homem mais sincero e justo comigo...", como diz o poeta, pois antes eu buscava muito isto (ser sincero e justo) com os outros, e não percebia, ou não me valorizava o suficiente, para ter este mesmo cuidado comigo mesmo.
Gilvan Almeida

4 comentários:

Fátima Almeida disse...

Acho que isso tem a ver com o modo da bondade e o modo da maldade que reside em todas as pessoas. Quando gostamos de alguém suportamos suas maldades quando ocorrem. Pode acontecer de se gostar muito de uma pessoas e deixar de gostar quando as maldades sejam tantas e não sejam compensadas com gestos e ações boas não só para conosco mas com as pessoas em geral. A amizade se inscreve também onde habitam as afinidades, quando há concordância em visões de mundo acompanhadas pela respectiva ética. Toda visão de mundo traz consigo uma moral. Pode ocorrer se se fazer amizade devido a afinidade em algum aspecto, mas isso pode não ser suficiente para manutenção da mesma. Por isso que é necessário ser mais tolerante, pois todas as pessoas sentem as mesmas dificuldades com relação aos padrões de amizade que envolvem lealdade, confiança, estudo de si mesmo, amor, enfim, mexem com as nossas emoções. Dizem que nem Jesus suportou a ingratidão. A ingratidão, a traição, são coisas que podem levar pessoas á depressão e ao suicídio. O emocional, na nossa cultura é negligenciado e quase mesmo desprezado mas é ele quem nos governa, por isso penso que em vez de se fingir ou reprimir sentimentos melhor fazer ajuste entre o que sentimentos com aquilo que julgamos certo, correto, justo e pertinente.

Luciana Santa Rita disse...

Gostei do texto!

Não sei se ando muito racional, mas a perecibilidade da amizade está em alta.

Já passei por momentos complicados em relação a definição de amizade. Hoje aprendi a não criar expectativa se alguém vai esta lá ou não quando precisar. Não sei se gosto de ser fria assim, mas é proteção.

Concordo com a Fatima: "A amizade se inscreve também onde habitam as afinidades"

Estou seguindo e recomendando o blog.

Lu

Anônimo disse...

Gostei do texto que serviu para a nossa reflexão. É bem interessante falar sobre amizade e felicidade. Me identifiquei bastante com o que a Fátima escreveu. A amizade é mais verdadeira e consistente quando existem afinidades. Mas, os sentimentos têm um componente social. A sociedade os modifica de acordo com os valores, que envolvem inúmeras circunstâncias. Classe social, religião, ideologia política, idade, etc. Amizade e família têm vínculos próximos. Uma sociedade que desagrega naturalmente as famílias, fragmentada em grupos políticos diferentes, diferentes classes sociais, os que têm dinheiro e os que não, etc. dificilmente possa garantir que os interesses individuais não se sobreponham à amizade. Por isto acredito que continuar lutando pelo aperfeiçoamento da sociedade é uma maneira de melhorar a qualidade das amizades e contribuir com a felicidade.
Maria do Carmo Cunha

Anônimo disse...

O que venho aprendendo a respeito da amizade é que os amigos verdadeiros são pérolas em nossa vida. Também, que eles não devem ter hora pra baterem na porta de nossa casa.
Procuro praticar esse conhecimento, amigo.
Saudade!
Mariadovale