sábado, 6 de setembro de 2008

3. A organização do Festival, os júris e as premiações


O Festival de Cinema de Gramado é integrante do calendário internacional de festivais de cinema, consagrado pela imprensa nacional e internacional.Conforme o Parágrafo único, Artigo 1º, do Regulamento Geral, “o FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO é uma mostra internacional de cinema com atenção especial para o Cinema Brasileiro e para as cinematografias autorais e de produção independente, em particular, mas não exclusivamente, os cinemas da América Latina e dos países de língua latina.”
Acontecem, durante o Festival, quatro mostras de cinema:
3.1.Competição de filmes de longa-metragem de ficção e documentários estrangeiros;
3.2.Competição de Filmes de longa-metragem de Ficção e Documentários Brasileiros;
3.3.Competição Nacional de Filmes de Curta-metragem, e
3.4. Mostra de Filmes de Curta-metragem Gaúchos, coordenada pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul em conjunto com as entidades de classe do Estado do Rio Grande do Sul.
Aos filmes brasileiros e estrangeiros de longa metragem são destinados os seguintes prêmios: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Roteiro e Melhor Fotografia. Os júris de premiação dos filmes de longa-metragem poderão ainda atribuir, a seu critério, um Prêmio Especial do Júri e um Prêmio Especial de Qualidade Artística.
Os prêmios destinados aos filmes brasileiros de curta metragem são: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Roteiro e Melhor Fotografia.
Em paralelo à premiação dos júris oficiais – Júri filmes longa-metragem brasileiros, Júri filmes longa-metragem estrangeiros, Júri filmes curta metragem e Júri filmes Mostra Gaúcha, todos com cinco membros cada - o 36º FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO inclui em sua programação prêmios concedidos por um Júri da Crítica, um Júri Popular e um Júri de Estudantes de Cinema.
a) Júri da Crítica: Formado por críticos de cinema, coordenado pela Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro, e com sete integrantes apresentados ao FESTIVAL antes de seu início, o Júri da Crítica irá entregar um prêmio ao melhor filme de longa-metragem brasileiro e ao melhor filme de longa-metragem estrangeiro.
b) Júri Popular: Formado por quatorze espectadores de diferentes estados do país, convidados pela Comissão Executiva do 36º FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO a participar do evento, o Júri Popular irá entregar um prêmio ao melhor filme de longa-metragem brasileiro e ao melhor filme de longa-metragem estrangeiro.
c) Júri de Estudantes - Formado por até nove estudantes de Cinema convidados pela Comissão Executiva do 36º FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO a participar do evento, o Júri de Estudantes irá entregar prêmios a filmes de longa-metragem brasileiros, filmes de longa-metragem estrangeiros e filmes de curta-metragem brasileiros.
Art. 20º: Paralelamente às mostras competitivas, serão realizadas outras projeções e eventos de interesse do desenvolvimento cultural cinematográfico, como retrospectivas, homenagens, seminários e os três prêmios especiais que o FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO atribui a cada ano, o Troféu OSCARITO, o Troféu EDUARDO ABELIN e o KIKITO DE CRISTAL.
(Continua)

Nenhum comentário: