terça-feira, 20 de maio de 2008

Nasrudin

Gosto muito de garimpar pérolas na diversidade cultural existente neste nosso planeta. Quando criança eu colecionava peteca(hoje chamada bola de gude) e revista Placar. Recentemente descobri que continuo colecionando, só que agora coleciono palavras, frases, ditados populares, adágios, sabedoria popular, ensinamentos e sínteses filosóficos e espirituais. Assim, descobri na cultura árabe o Mullá Nasrudin, com suas pequenas e significativas histórias que mexem, de forma inteligente, com o raciocínio trivial e a mesmice lógica, tocando nosso coração de forma bem humorada e, às vezes, irônica. Vejam um pouco dele. Continuarei o garimpo e compartilharei com vocês. Gilvan

Popularíssimo entre os muçulmanos, a figura de Mullá (mestre) Nasrudin protagoniza historietas que revelam, com bom humor, o coração humano. Há até quem diga que ele existiu na Turquia do século 13, porém o importante mesmo são as interpretações de suas aventuras. De certa maneira, as histórias de Nasrudin se parecem com os contos zen-budistas, pois quebram o raciocínio convencional. Aqui duas das centenas de histórias desse mestre, que encanta o mundo islâmico há gerações:

1. Numa certa noite muito escura, Nasrudin foi visto procurando algo no chão debaixo de um poste de luz que iluminava uma boa área a seu redor. Querendo ajudar o velho mestre, um jovem perguntou o que ele estava procurando. “Minhas chaves! Deixei-as cair!”, disse ele. O jovem se pôs então de quatro ao lado de Nasrudin para procurá-las. Depois de um certo tempo sem encontrar nada, o jovem perguntou a Nasrudin. “Mullá, tem certeza de que deixou cair suas chaves por aqui?” O mestre respondeu: “Claro que não! Deixei-as cair em frente de casa!” Perplexo, o jovem perguntou: “Por que então está procurando aqui?” Respondeu Mullá Nasrudin: “Ora, porque aqui há muito mais luz!”
Ensinamento da história: muitas vezes buscamos a felicidade apenas no que está mais aparente e visível, no que tem mais luz, isto é, nas coisas do mundo, quando é preciso dar um mergulho no escuro, enfrentando medos e emoções turbulentas, para obter as chaves de uma transformação real.

2. Nasrudin postou-se na praça do mercado e dirigiu-se à multidão:
-“Ó povo deste lugar! Querem conhecimento sem dificuldade, verdade sem falsidade, realização sem esforço, progresso sem sacrifício?”
Logo juntou-se um grande número de pessoas com todo mundo gritando:
-“Queremos, queremos!”
-“Era só para saber”, disse ele.“Podem confiar em mim. Contarei a vocês tudo a respeito, caso algum dia descubra algo assim.”

Um comentário:

Flor de Lothus disse...

Amigo Gilvan, continue colecionar pois é tudo de bom! gostei de dar uma olhada pois é basicamente assim que o colecionador faz, "deixa o observador dar uma olhada", lembra de como era com as petecas? A medida em que fui olhando percebi que aqui você é mais generoso pois deixa "vasculhar", permiti sem impor, que o observador possa escolher, reter , e até guardar se desejar algo da sua atual coleção. Particularmente gostei da reflexão sobre HERANÇA quem dera outros pais pudessem fazer o mesmo, quem sabe teríamos gerações melhores pela frente.
Meus pensamentos e desejos para com você são de paz,alegria e que vivas na luz de Cristo. E saiba que : "um pequeno feixe de luz jamais encontrará as trevas." Permita-me que me apresente: Sou Edivany, moro em Brasília e te admiro.Beijos e abraços saudosos. (Flor de Lothus).