sábado, 10 de maio de 2008

A paz


Já acreditei que um dia a paz chegaria por decreto, após uma revolução bem sangrenta, onde seriam eliminados todos os exploradores do povo, especialmente os de colarinho branco e entreguistas das riquezas nacionais.

O tempo, as muitas derrotas e as poucas, mas valiosas, vitórias, me trouxeram a sábia e benéfica desilusão, que me fez ver que a verdadeira paz não será feita tal qual se faz com receita de bolo, e não será comandada pelo Estado ou por um grupo político.

Não deixei, no entanto, de lutar por um mundo melhor e mais justo, e continuo a me indignar com a corrupção; com o “jeitinho brasileiro” de se ludibriar o que é correto; com as injustiças sociais; com a desigualdade econômica e as novas formas de exploração e escravidão, mas hoje, menos ingênuo e idealista, e com um pé mais dentro da realidade, acredito que a paz nascerá dentro de cada um, a partir do trabalho de auto-conhecimento e da reforma íntima de pensamentos, sentimentos, atitudes e relacionamentos, que conduzirão a uma maior consciência de si e do mundo em que vivemos.

3 comentários:

Cezarinete Angelim disse...

Parabéns Caríssimo! Inteligene e de bom gosto o seu blog. A paz é o do supremo! Mas, vamos para o tema CORAÇÃO -o ponto nodal. E o que dizer do AMOR?

"O AMOR NUNCA FALHA, E A VIDA NÃO FALHARÁ ENQUANTO HOUVER AMOR. SEJA QAUL FOR SUA CRENÇA, OU SUA FÉ, BUSQUE PRIMEIRO O AMOR. ELE ESTÁ AQUI, EXISTINDO AGORA NESTE MOMENTO. O PIOR DESTINO QUE DE UM HOMEM PODE TER É VIVER E MORRER SOZINHO, SEM AMAR E SEM SER AMADO. O PODER DA VONTADE NÃO TRANSFORMA O HOMEM. O TEMPO NÃO TRANSFORMA O HOMEM. O AMOR TRANSFORMA."

Então, concluo meu pensamento utilizando-me das precisas palavras de Paulo Coelho: "É MELHOR NÃO VIVER QUE NÃO AMAR."

UM BOM DIA!

Unknown disse...

Gilvan,
Amei o título do seu blog.
Que bom que temos você, que de livre e espontanea vontade oferece pra nos estas mensagens fazendo com que a gente aprenda cada ez mais.
Grata

Julio disse...

"Paz interior"!
Algo que parece tão simples e tão comum (virou um chavão esotérico!)mas a fazemos tão difícil de alcançar!
É preciso coragem para se conhecer, se reformar, se transcender e alcançar essa paz!
É preciso ousar ser sensível num mundo superficial..
É preciso fazer uma revolução interior!
Parabéns pelo blog!!!
Espero frequentar sempre.
Grande abraço.
Júlio Raposo