sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Humilhação

Você que está aí, com mesa farta, casa bonita, familiares saudáveis, bom emprego e conta bancária com saldo positivo, responda-me, por favor: existe maior humilhação que se possa fazer a um ser humano, do que esta que é feita neste país a muitos pais e mães de família que estão desempregados ou subempregados, sendo obrigados a verem seus filhos com fome, sem escola, sem moradia adequada, sem um atendimento digno em segurança social e saúde, sofrendo todos os tipos de discriminação e sofrimentos? Coloque-se no lugar destes pais e avalie, se fosse você, que atitude tomaria? Cruzaria os braços e aceitaria placidamente? Fugiria, como muitos fazem, através das bebidas alcoólicas e outras drogas? Faria qualquer coisa, mesmo que fosse ilegal, para suprir as necessidades familiares? Aceitaria tudo como coisa do destino?
Na adolescência comecei a enxergar mais criticamente as desigualdades sociais, e ver que elas não acontecem por acaso. Mesmo sendo época da ditadura militar, já na faculdade, entrei em contato com a literatura política de esquerda, o que muito me auxiliou a definir o meu perfil político de cidadão e de profissional. Não consigo aceitar a corrupção, “o jeitinho brasileiro” de ser mais esperto e passar os outros para trás. É de causar indignação saber que alguém rouba a merenda escolar de crianças que têm praticamente como única refeição diária o lanche da escola; ou que desviam comida e roupas dos hospitais públicos; ou ainda que burocratas estatais, em todos os níveis governamentais, ostentam riquezas que ontem não tinham, usurpando recursos que eram destinados a obras vitais para a melhoria das condições de vida da população, especialmente a mais carente. Pensemos nisto.

Gilvan Almeida

Um comentário:

Faide disse...

Pois é Gilvan,
Nossa sociedade está inserida em um contexto de injustiça social e derrocada de valores morais e éticos,o que exige de nós,um firme posicionamento frente a tantos absurdos.
Mas como tudo tem dois lados,temos sim pessoas que pensam nisso todos os dias e como ensinou São Francisco de Assis,elas tem sim,feito o necessário,o possível e quando percebem estão fazendo o impossível...
Sei que você é uma delas...

"A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes." (Adam Smith)

Carpe diem ;)
Faide...